A telemedicina é, atualmente, uma das soluções mais buscadas pelos profissionais de saúde. Com a pandemia do coronavírus, o atendimento à distância foi cada vez mais procurado pelos pacientes, tornando-se claro que os seus benefícios vão além do cenário atual. Podendo facilitar o acesso à saúde de qualidade e aumentar o cuidado com o paciente, faz-se necessário entender tudo sobre esse universo da telemedicina para oferecer o melhor serviço possível.
O que é telemedicina?
A telemedicina funciona como uma consulta médica à distância, e, segundo a Resolução 2.227/18 do Conselho Federal de Medicina, é “o exercício da telemedicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”. Dessa forma, sendo possível possível levar a medicina a qualquer lugar do mundo, aumentando o acesso à saúde.
A telemedicina é segura?
A segurança dada à Telemedicina segue rígidos protocolos de proteção. O Conselho Federal de Medicina rege todas as atividades da telemedicina, e, no Brasil, ainda atua a Lei Geral de Proteção de Dados, que visa proteger os dados sensíveis dos indivíduos e que está em vigência no país.
Qual a sua importância?
A telemedicina amplia o acesso à saúde até mesmo em áreas de difícil acesso. Ela melhora, ainda, de forma bastante positiva, todos os processos feitos nesse âmbito, diminuindo o tempo das operações, seus custos e riscos.
Conheça os principais procedimentos médicos remotos
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, existem 10 tipos de procedimentos que a telemedicina abrange. Alguns deles são:
1- Telemedicina
É o ato de utilizar a tecnologia para fins de assistência de saúde. Como, por exemplo: educação, pesquisa, prevenção de doenças e promoção da saúde. Este recurso pode, inclusive, ser realizado das duas formas: ao vivo ou offline.
2- Teleconsulta
A teleconsulta é feita, entretanto, somente em tempo real. A resolução elaborada pelo Conselho Federal de Medicina estabelece regras básicas para os procedimentos de teleconsultas. Sendo assim, o paciente precisa concordar com este tipo de atendimento, por exemplo. Essas as normas e condutas, então, garantem a segurança médico-paciente e, também, a concordância com a LGPD.
3- Teleorientação
Com a teleorientação, profissionais de saúde podem informar a população em geral, esclarecendo dúvidas, prevenindo doenças e, principalmente, promovendo a manutenção da saúde da população.
4- Telemonitoramento
O telemonitoramento é mais comum em casas de repouso para idosos, pois permite que um médico avalie as condições de saúde dos residentes à distância.
5- Teleconferência
Este tipo de procedimento é mais complexo, portanto, necessita de atenção redobrada. Sendo assim, na teleconferência, um grupo de médicos realiza a videoconferência ao vivo.
Existe diferença entre telemedicina e telessaúde?
A diferença entre telessaúde e telemedicina pode ser algo confuso. Porém, a telessaúde é a implementação de sistemas de comunicação, informação, e tecnologias em geral na área de saúde. A telemedicina, em contrapartida, tem sua atenção centrada na comunicação, fundamental para facilitar o compartilhamento de informações entre profissionais de saúde e pacientes. Ou seja, a telemedicina é focada em direcionamentos mais específicos relacionados à comunicação, já a telessaúde engloba os avanços tecnológicos da saúde no geral.
E é possível emitir laudos à distância?
Com a telemedicina, o médico consegue, sim, fazer o diagnóstico sobre a situação do paciente mesmo que esteja à distância. Desse modo, há maior agilidade para entregar as demandas, e o laudo médico, inclusive, é disponibilizado para o paciente sem ele sequer ter que se deslocar até a clínica para pegá-lo, pois o documento é entregue em formato de arquivo digital.
Principais vantagens de adotá-la
Seja médico ou paciente, a telemedicina traz uma série de vantagens e benefícios para aqueles que a utilizam. Por isso, para te ajudar a implementar a Telemedicina no seu consultório ou clínica médica, preparamos um ebook completo e gratuito para você baixar e começar a aplicá-la agora mesmo!
Melhora a experiência entre médicos e pacientes
Com a telemedicina, a comunicação entre médico e paciente fica ainda melhor. Com apenas um clique, é possível enviar mensagens para seus pacientes, relembrando uma marcação, por exemplo, melhorando a experiência e fortalecendo o seu relacionamento.
Praticidade e flexibilidade
Ao atender seus pacientes à distância, no conforto da sua casa, há maior flexibilidade e praticidade durante o seu trabalho.
Aumenta sua fonte de renda
Uma das vantagens importantes do atendimento médico à distância é alcançar mais pacientes. Afinal, pessoas de qualquer lugar do mundo podem realizar uma consulta com o médico, aumentando o seu faturamento.
E onde eu posso contratar um serviço de qualidade?
Para isso, você pode contar com a nossa plataforma, a Ti.Saúde! Te ajudamos a ampliar as possibilidades de atendimento e relacionamento com pacientes por meio da tecnologia. Somos a sua melhor porta de entrada para esse meio, que poderá alavancar e aprimorar a sua clínica.
Clique aqui e teste a nossa plataforma gratuitamente durante 15 dias!